quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROJETO COMERCIAL - RESTAURANTE DELICIANTE


Inaugurado em 2009, o restaurante esta situado no Recreio dos Bandeirantes, numa quadra próximo a praia. O projeto partiu de uma mescla do clima praiano com elementos da Natureza, buscando a harmonia e o bem estar. Para isso teve como partido uma mistura de conceitos e também de uso de materiais, que estivessem diretamente ligados a questão ambiental, como a utilização de madeiras provenientes de reflorestamento. Essa mescla, resultou em uma composição de essência rústica, ousada e colorida, porém contemporânea.
O espaço ocupava uma oficina mecânica, onde o novo projeto exigiu uma remodelação geral dos espaços e dos materiais de acabamento, aproveitando-se apenas as paredes de fechamento da construção.

A edificação abriga hoje o restaurante, dividido em varanda, lounge onde podemos encontrar o sushibar, e uma área reservada a pequenas reuniões ou aniversários, todos de forma integrada, sem nítida divisão entre os espaços, e uma boate (ainda em construção).
Buscando economia e criatividade simultaneamente, optamos pelo uso não convencional de materiais, como o cimento queimado das paredes e em detalhes no piso, forração de parte do piso e paredes com réguas de madeira de eucalipto tratado, OSB na fabricação do mobiliário, placas de cimento e madeira prensada (viroc) que também não afetam o meio ambiente na sua fabricação, utilizadas nas divisórias dos banheiros e também na bancada, assim como na confecção do balcão do bar a do espaço do caixa.
O restaurante de 200 lugares destaca-se entre a sucessão de edificações do seu entorno, pela irreverência e também pela imponência do seu espaço físico e pelo uso de materiais coloridos e de cores intensas.
O imóvel tem 1.000 m² de área construída, distribuídos em 3 pavimentos. No subsolo esta a boate, e as áreas de apoio do restaurante. No térreo estão o restaurante e a cozinha e no último pavimento, o escritório e os vestiários.

Na entrada, ainda no espaço destinado ao estacionamento, existe um trabalho paisagístico para compor a fachada, projetado junto ao Horto das Palmeiras, que distribui de forma linear e simétrica espécies de plantas tropicais e esculturais, como as palmeiras barrigudas, que se impõem ao espaço pela sua beleza de forma exótica.
Ainda na fachada, um conjunto de elementos de impacto visual dá aconchego necessário a varanda, onde foram dispostos mesas e cadeiras em madeira de pinus de reflorestamento, compradas da Tramontina, com trabalhos variados em decapê, provance e pintura branca, fazendo um mix com mesas de tampo em madeira e pés de aço inox cromado. No piso, no revestimento da fachada, nas paredes laterais e nas jardineiras, usamos deck e réguas de eucalipto tratado aparelhados, fazendo uma paginação com mosaicos de pedras portuguesas. Detalhes em troncos de eucalipto autoclavados marcam a entrada da boate e também proporcionam um movimento visual ao espaço da varanda. A cobertura é feita por uma enorme estrutura metálica, revestida com lona branca, que dá leveza e imponência ao mesmo tempo, proporcionando um bloqueio aos raios solares e a chuva, mas devido a boa altura do pé direito, proporciona também a passagem da iluminação natural para tornar o ambiente mais intimista.
O salão do restaurante possui forro em gesso acartonado com pintura branca e piso em porcelanato. As paredes foram executadas em cimento queimado, misturando com as plotagens coloridas que fazem todo o sistema de comunicação visual, desenvolvido junto a empresa Wox. Janelas totalmente em vidro foram utilizadas na fachada, proporcionando uma maior ligação com a varanda, evitando assim uma sensação de confinamento.
No mobiliário utilizamos várias tipologias diferenciadas. Mesas de tampo em mármore branco mescladas com mesas em tampo em madeira. Cadeiras plásticas contemporâneas nas cores brancas e pretas dividem o mesmo espaço com conjunto de mesas e cadeiras em madeira de pinus de reflorestamento em decapê e bancos fixados nas paredes laterais trabalhados em OSB, com almofadas em estampas e coloridos diferentes, confeccionadas com tecidos da Regatta Tecidos. Tudo para tornar o ambiente mais dinâmico e descontraído.

FACHADA




VARANDA





SALÃO PRINCIPAL DO RESTAURANTE





ESPAÇO RESERVADO PARA ENCONTROS E ANIVERSÁRIOS




LOUNGE E SUSHIBAR



GRAVAÇÃO DE CENAS DA NOVELA BETTY,A FEIA-REDE RECORD

Nenhum comentário:

Postar um comentário